SÍNTESE DA PALESTRA “A
VOZ DISSONANTE: um recurso literário no
universo firminiano
Por:
Vanda Lúcia da Costa Salles¹
“Mas
nenhuma consciência branca com voz ousou
dizer que
macabro era escravizar os africanos”.
In: O Ku-Jelê a Awa!²
É de fundamental importância para
compreendermos o projeto literário de uma mulher professora, escritora e negra
na província do Maranhão, Grão-Pará e Rio Negro no século XIX, precisamente no
ano de 1859, ano da publicação do primeiro livro abolicionista em Língua
Portuguesa: o romance Úrsula de Maria Firmina dos Reis, e cujas obras nos
exigem a repensar a Literatura Brasileira por conta da perspectiva inédita e
singular sobre à questão nacional: segredo da verdadeira filiação paterna, e às
vezes, materna.
As leituras empreendidas em suas obras
nos autorizam a afirmar que há crítica
histórica e literária de personagens e gêneros com uso parodístico, posto que
as leituras d’ A Voz Dissonante- um recurso literário no universo firminiano, pressupõem
as seguintes observações:
1- Narrador
com Voz Multisseletiva ( ou narrador
onisciente ou intruso, ou ainda,
espião)- com uso criativo de uma outra
estratégia- a metamorfose.
2- Foco
Narrativo Polifônico (modo novo de contraponto, tendência no Renascimento com
uso do alaúde, originário da cultura mourisca ou moura).: Eu/Nós, Eles/Elas-
Com uso da Tipologia de Voz.
3- Crítica
Literária (Gênero e Personagens)- Singularidade: Exílio/migração: imigração e
emigração em narrativa de mulher negra na Literatura em Língua Portuguesa,
conforme esclarecemos.
I-
Língua (Corrói o código): Língua Portuguesa
(oficial) x Nhenhengatu (
Língua proibida à época, mas falada por
indígenas, caboclos, mulatos, pardos e negros
africanos)
·
Multiculturalismo
·
Interdiscursividade
·
Incomunicabilidade
II-
Linguagem ( Para desconstrução do mito
patriarcal)- uso das técnicas de criação e/ou procriação:
·
Mise in Abyme
·
Lenda Dourada
·
Cantos Paralelos: - Citação (= Convocar)
- Versão
- Paródia
* ‘Deux in maquina’ (conceito
profundo-representação e revelação de uma realidade: conexão entre memórias): Loucura (solução inesperada como na
tragédia de Eurípedes, o filósofo do teatro que trabalha a alma feminina:
Medeia, mulher ‘barbára’ na sociedade patriarcal).
* Tese ou tema recorrente: O pensamento
mata o pensador (Utilizado por Honoré de Balzac, escritor francês precursor do
Realismo)
4- Tipologia
de Voz (Contêm cinco tipos):
4.1- Voz
de Cabeça ( Suave e leve, intuitiva, com energia focada para o Corpo):
a) “ Uma tarde de agosto
nas nossas terras do norte, (...) na voz reconhecida da nossa alma”.
b) “ E ela começou:
_ Era uma tarde de agosto, bela
como um ideal; poética como um suspiro de
virgem, melancólica, e, suave como sons longínquos de
um alaúde misterioso”.
c) “Minha mãe era africana, meu pai
de raça índia, mas eu de cor fusca. Era livre,
minha mãe era escrava”.
4.2- Voz
de Pensamento ( voz do Ego. É produto das emoções, dos pensamentos):
“que
loucura meu amigo – que loucura a tua apaixonar-te por uma indígena do
Brasil; por uma mulher selvagem,
por uma mulher sem nascimento, sem
prestígio”
(MFR:
Gupeva, 2018)
4.3- Voz de Consciência ( É expressão):
“
Chamava-se frei Luís de Santa Úrsula (...) O irmão gemia a derradeira dor, era
o
noviço frei Luís de Santa Úrsula, a quem chamavam o louco”.
(MFR:2019:173/177)
4.4- Voz Interior ( É o nosso norte. É o
lugar da Verdade Poética):
“Era uma dessas tardes que só
Bernadin de Saint-Pierre soube pintar no delicioso
Paulo e Virgínia que deleita a alma, e transporta a essas regiões
aéreas, que só a
imaginação compreende, ...”
(MFR:2019:
4.5- Voz de Peito ( Grave e mais próxima da
voz ‘real’. Representa o amor incon-
dicional,
a sabedoria vivenciada):
“ Mas ele ia já muito avançado para
ouvir-lhe a voz saída do coração”.
5-
OBRAS
TRABALHADAS:
ÚRSULA
(1859) GUPEVA³ (1861) A ESCRAVA (1878)
Gênero:
Romance (Tem origem em Gênero: Romance Gênero: Conto (Épica)
narrativas épicas),
surge no
Brasiliense (Épica)
Romantismo
·
Épico e
Épica é que são pai e mãe de
todos os escritos humanizados.
³-Personagem do livro
“Caramuru” (1781), de frei José de Santa Rita Durão(1722-1784).
Nasceu em Italva ( antigo distrito de Campos de
Goitacazes-RJ), Brasil, em 25 de abril de 1956. É escritora, poeta, ensaísta,
artista plástica, compositora, arteterapeutica, tradutora e conferencista.
Graduada em Letras/Português-literaturas, pela UERJ/FFP; Pós-Graduada em
Literatura Infanto-Juvenil pela UFF; e em Arteterapia na Saúde e na Educação
pela UCAM. Atualmente, professora aposentada.
LIVROS PUBLICADOS:
·
2022: Soninho
e a Paleta Criativa (LIJ-LiterÁfrica, 2022), Textos de Vanda Salles (RJ) e
ilustrações em aquarela de João Bernardi (SP), com lançamento em São Paulo programado
para dezembro de 2022;
·
2021: Pirilipi e a caixinha surpresa da vovó (LIJ,
do autor, 2021), Textos de Vanda Lucia da Costa Salles e ilustrações de Paloma
Dalbon (SP);
·
2021: Annecapri- a espiã do agreste brasileiro
(Romance, ZMF Editora, 2021)- obra inscrita no Prêmio Oceanos-2021, Prêmio São
Paulo Literatura-2021, Prêmio Candango de Literatura de Brasília-2021 e Prêmio
Jabuti-2021;
·
2021: No Tempo Distraído- com nova revisão
(Romance, Machado Editora,2021);
·
2020: O Ku-Jelê a Awa! (Novela, ZMF Editora, 2020);
com lançamento online pela editora;
·
2020: A Face Oculta da Beleza. Le Vau (Romance, ZMF
Editora, 2020)
·
2019: Como Maçã no Sofá da Sala (Poesias,
Autografia, 2019); com lançamento na Bienal do Rio de Janeiro em 2019;
·
2019: Diversidades e Loucuras em obras de arte: um
estudo em arteterapia I e II- Vanda Lúcia da Costa Salles. (Ensaios de Arte,
Autografia, 2019)- com lançamento na Feira Literária de Paraty-2019;
·
2019: Maria Cebola (LIJ, do autor, 2019)-
ilustrações Vanda Salles- distribuída aos alunos do CIEP 121- São Gonçalo (RJ)-
aula online.
·
2018: Poética da Vida Solidária (Crônica do Absurdo
Político)- A.E.A.C.-Galeria D’Arte Vanda Salles-Museu Pós-Moderno de Educação,
Mulher do Século XXI, 2018);
·
2018: Poesias Afro-brasileiras (A.E.A.C, Museu
Pós-Moderno de Educação, MS21,2018);
·
2017: Poemas Úmidos de Amor (A.E.A.C. e Museus
Pós-Moderno de Educação, Mulher do Século XXI 2017);
·
2017: De Como Mariná de Moraes Sarmento se tornou
Mariná do Brasil- E nos Ensinou Onde a Vida Goza!
·
2017: Antologia InfantoJuvenil-2017 da A.E.A.C.-
Somos todos UERJ!- Apresentada no I Encontro Estudantil de Arte Contemporânea
·
2017: Poesias Afroamericanas-Quem Daniel Montoly
(A.E.A.C. e Museu Pós-Moderno de Educação, Galeria D’Arte Vanda Salles, 2017);
·
2013: Cantigas Para a Mulher do Século XXI-30 anos
de poesia (poesias, CBJE, 2013)-com lançamento e apresentação no XI AIDE de
Brasília;
·
2011: Universo Secreto (Entre o Abismo e a
Montanha)- (Contos, Virtualbooks , 2011);
·
2010: Núncia Poética (poesias, CBJE, 2010);
·
2008: O Chamado das Musas. Pô-Ética Humana:
o enigma do recheio- a arteterapia ao sabor da educação brasileira (pesquisa
poética em arte e educação, Creadores Argentinos-Buenos
Aires-Argentina, 2008;
·
2005: A palavra do menino e as
abobrinhas (infanto-juvenil, HP. Editora,2005);
·
2002: Diversidades e Loucuras em Obras de Arte- um
estudo em Arteterapia (ensaio, Ágora da Ilha, 2001);
·
2001: No Tempo Distraído (narrativas,
Ágora da Ilha,2001),
·
1998: Asas sobre o universo-Entrevistas, poemas e
contos (Projeto educacional com alunos do CIEP 257- e CES-RO (Intercâmbio com
estudantes e escritores/poetas/artistas plásticos, do autor, 1998)
·
1991/92: Nebe - a emoção do mundo (LIJ-Projeto
Educacional com alunos do CIEP 121 no Concurso J. Carlos da Secretária de
Educação do Estado do Rio de Janeiro-1991/1992- recebeu Menção Honrosa na V
Bienal VInternacional de 1992);
·
1984: Catacrese (Contos, do autor, mimeografo,
1984)
MENÇÃO HONROSA, MONÇÃO DE APLAUSO E CONGRATULAÇÃO, MEDALHAS, TROFÉUS,
DIPLOMAS, CERTIFICADOS, ENTRE OUTROS:
·
2021: TROFÉU de L’Amministrazione Comunale di
Valsinni – ringrazia Vanda Sales per aver partecipato al Concorso Letterario
Isabella Morra “Florilegio 2} Antologia Poetica 2020” e si complementa per
essersi classificata al 3º posto com la poesia “Poema a Isabella”-Valsinni, 11
Dicembre 2021-Il Sindaco Gaetano Celano;
·
2020: Certificado de participação no “Florilégio
Itália-Amiga”;
·
2019: Medalha Austreségilo de Athayde-De Associado
ADABL, fundação 25/08/1963-Co-fundador Patrono, Presidente atual: Zélia Maria
Fernandes;
·
2019: Medalha do II Encontro Internacional da
Sociedade de Cultura Latina do Brasil-Carrazedo de Montenegro-Portugal;
·
2019: Medalhão da Freguesia de Carrazedo de
Montenegro e Curros-Portugal, por Palestra sobre Judith Teixeira, e
participação no III Encontro Internacional da SCLB;
·
2018: Comenda Aldemar Tavares Doctor Honoris Causa
da ALC-ES;
·
2018: Comenda Maracajaquaçu-Gato Bravo Grande-chefe
dos terminós da Ilha de Paranapuã da AL
·
2017: Menção Honrosa da Câmara Municipal de São
Gonçalo (RJ), por ativismo cultural e promover o I Encontro Internacional da
A.E.A.C.-2017;
·
2017: Menção Honrosa da Câmara Municipal do Rio de
Janeiro
·
2017: Menção Honrosa da Câmara Estadual do Rio de
Janeiro
·
2015: Medalha-broche de Melhores Poetas 2015-
Mágico de OZ;
·
2014: Medalha de Membro Fundador da Academia de
Música, Letras de Salvador -BA (2014);
·
2014: Medalha Prêmio Luso Brasileiro- Melhores
Poetas de 2014 - Mágico de Oz, valor artístico literário na categoria Poesia,
celebrando a contribuição para a Cultura Luso-brasileira, durante o ano de 2013
·
2014: Delegada Cultural do “Liceo Poetico de
Benidorm (Espanha), no Rio de Janeiro-Brasil
(2014).
·
2013: Diploma e Comenda Gonçalves Dias- IHGMA/UFMA
(2013), participação no Projeto Mil Poemas Para Gonçalves Dias;
·
2013: Diploma e título de Tupy de Cultura da
Academia de Caxias-MA(2013);
·
2013: Membro correspondente da Academia de
Letras de Goiás Velho (2013);
·
2010: Troféu Mulher do Século XXI-Mariná de Moraes
Sarmento- Fundadora e Diretora do ENLACE MPME MUSEU PÓS-MODERNO DE EDUCAÇÃO
(2010),
·
2010 - Medalha do Museu Pós-Moderno de Educação;
·
2010: Medalha da A.E.A.C.- Academia Estudantil de
Arte Contemporânea;
·
2009: Diploma de Ponencia no Encuentro de
Escritores en Argentina por Alas-Rotas-2019;
·
2009: Diploma de Ponencia no III
Encuentro Nacional de Narradores y Poetas - Unidos por las
Letras!- 2009-Bialet Massé (Córdoba, Argentina, 2009);
·
2008: Catedrática de Literatura do Museu Belgrano (Argentina),
outorgada pelo Fundador e Diretor Dr. Ricardo Vitiritti( 2008);
·
2008: Diretora Internacional do Taller Artístico
Alas Rotas-Alitas de América, nomeada pela Fundadora e Diretora Geral do
T.A.A.R., em Argentina Srª Silvia Aida Catalán( 2008);
·
2001: Moção
de Aplauso e Congratulações- Câmara Municipal de Rio das Ostras (2001), em
Literatura pela publicação e lançamento
do livro “No Tempo Distraído”;
·
1991/92: Menção Honrosa (Sec. De Estado e Educação
do Rio de Janeiro-V Bienal Internacional do Rio de Janeiro-1991);
·
1984/85: Menção Honrosa (Shogum Editora, 1984/5)
por participação na Antologia “Os Melhores Poetas Brasileiros Hoje/1985.
ANTOLOGIAS ( Entre Outras) QUE PARTICIPA:
·
2021: -Antologia Poética Itália-Amiga-2021;
·
2021: Antologia da ALAMP-2021;
·
2021: Poesia por La Paz em Palestina, 2021;
·
2020: Florilégio -Antologia Poética 2020- com o
poema Izabela Morra... Coordenado por Edoardo Pacelli;
·
2019: Antologia da ADABL-2019;
·
2017: I Antologia Infantojuvenil da A.E.A.C.-2017
(org.)- (CBJE, 2017);
·
2014: Antologia Luis de Camões e Convidados,
Mágico de Oz, Portugal, fevereiro de 2014;
·
2014: Antologia do Forte de Copacabana, fevereiro de
2014;
·
2014: Cien
Poemas Para Nicanor Parra, Coordenador Alfred Asís,Chile, 2014;
·
2014: Mujeres Memorables-Copiladora: Alejandra
Burzac, Editora Transcendernoa: Argentina, 2014 - ISBN: 978—987—27356—6—1;
·
2014: Encontro Internacional de
Escritoras-Provocações, Testemunhos e Evolução da Literatura-Meireluce
Fernandes e Nazareth Tunholi (Organizadoras). Brasília, FUNAG,2014;
·
2013: Mil
Poemas Para Óscar Alfaro- Coordenador Alfred Asís, Tarija-Bolívia, novembro
de 2013;
·
2013: Antologia Confraria dos Poetas LUA ÚNICA-
Cascavel-Paraná- Brasil, novembro de 2013;
·
Time to say:
NO!- Philo Ikonya e Helmuth A. Niederle- P.E.N Club-Áustria, 2013
·
2013: Mil Poemas Para Gonçalves Dias,
Coordenação: Dilercy Aragão Adler e Leopoldo Gil Vaz.
IHGMA/UFAM: São Luís-Maranhão, 2013;
·
2010: Poesia em Trânsito-Brasil/Argentina (La Luna
Que, Buenos Aires, 2009;
·
2010: 1º Antología Literaria Nacional e
Internacional 2010 " Ser Voz en el Silencio, S.A.L.A.C
- Carlos Paz, Córdoba-Argentina (Galia's, Editora
Independiente), 2010.
·
2009: III
Encuentro Nacional de Narradores y Poetas - Unidos por las
Letras!- 2009-Bialet Massé (Córdoba, Argentina, 2009);
·
1985: Os Melhores Poetas Brasileiros Hoje/1985
(Shogum Editora, 1985).
LIVROS TRADUZIDOS PARA A LÍNGUA
PORTUGUESA:
*AQUITIN-
Vol.1, de Yolanda MA. Jorge Besteiro, Revista Educativa de Meio Ambiente da
água e da natureza para crianças e jovens. Ilustrador: Adolfo López Mejía, tradução: Vanda
Lúcia da C. Salles
*AQUITIN-Vol.2,
de Yolanda Besteiro , Revista Educativa de Meio Ambiente da água e da natureza
para crianças e jovens. Ilustrador: Adolfo López Mejía, tradução: Vanda
Lúcia da C. Salles
*AQUITIN-Vol.3,
de Yolanda MA. Jorge Besteiro, Revista Educativa de Meio Ambiente
da água e da natureza para crianças e jovens. Ilustrador:
Adolfo López Mejía, tradução: Vanda Lúcia da C. Salles
*AQUITIN-Vol.4,
de Yolanda MA. Jorge Besteiro, Revista Educativa de Meio Ambiente da água e da
natureza para crianças e jovens. Ilustrador: Adolfo López Mejía, tradução: Vanda
Lúcia da C. Salles
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