sábado, 13 de novembro de 2010

MOMENTO DISCENTE:MINHA LEITURA,BÁRBARA CARVALHO



Foto: Bárbara Carvalho e Paloma

O meu livro pesquisado classifica-se como PROSA NARRATIVA: CONTOS E FÁBULAS,seu título: CONTOS DE HOJE E DE ONTEM.


1) Esquematize a ficha catalográfica do livro em estudo:


CIP-BRASIL-CATALOGAÇÃO NA FONTE
SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS,RJ.
BOJUNGA, LYGIA, 1932.
CONTOS DE HOJE E DE ONTEM
/Lygia Bojunga Nunes, Leo Cunha, Lima Barreto: Vânia Maria Rezende (org).
Ilustração: Graça Lima. 1. ed. Rio de Janeiro: Agir,2003, 56 p.
Ilustração: Regina Yolanda
Ilustração: Roger Melo
( Literatura em minha casa, v.2, conto)
ISBN 85-220-0611-3 CDD028.5
CDU087.5


2) Explique quantos e quais são os personagens, tanto no plano físico como no psicológico:

Vários são os personagens, pois tem inúmeras estrelas: Guta, Pai, Mãe, Colegas,Baratas, Rapaz, Corujas, Tatus, Coiotes, etc.
Guta é uma menina pequena, magra e de coração puro; cabelos escuros e curto. Pai preocupado, Mãe nem muito alta nem muito baixa,cabelos longos e escuros, também muito preocupada com a filha que adora falar com as estrelas.

3) Escreva a biografia e a bibliografia do seu autores e ilustradores preferidos:


a) LEO CUNHA: nasceu em Bocaiúva, no interior de Minas Gerais. Jornalista e escritor, seu livro Lições de Girafa recebeu a distinção de Altamente recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infanto e Juvenil. No ano de 1992, o texto de Pela Estrada Afora venceu o Concurso Nacional de Histórias Infantis e o livro As pilhas fracas do Tempo conquistou o Prêmio João de Barro. Em 1994, a história se repete e dois novos prêmios aparecem: Autor Revelação do ano, da Câmara Brasileira do Livro e o Sonho Passado a Limpo receb e o prêmio Nestlé. Com Em Boca Fechada Não Entra Estrela conquistou os prêmios Melhor Livro para Criança, Autor Revelação e altamente Recomendável, cedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.


b) ROGER MELLO: nasceu em Brasília e formou-se pela Escola Superior de Desenho Industrial. É artista gráfico e autor de livros, peças teatrais e histórias em quadrinhos. Um dos mais talentosos ilustradores de sua geração, compartilha com imagens a história do texto, acrescentando, com isso, o seu criar além do que foi escrito, com muita arte e paixão.



4) Detalhe os temas abordados e a mensagem do livro, fazendo um comentário sobre a importância desse livro e do seu autor no panorama da Literatura Brasileira:


Um dos temas é a falta de diálogo e a necessidade de mais conversação entre pais e filhos.
Guta: é uma menina que saia de casa todos os fins de semana para conversar com as estrelas. mal caía a noite e Guta saia correndo pelo sítio para falar com as estrelas. Seus pais não gostavam disso. Acharam até que ela estava louca, queriam assim, colocá-la no hospício.
Ao colocá-la de castigo, perceberam que não adiantava porque ela fugindo, as buscava.
Seus pais tinha medo que os bichos atacassem-na e sairam para procurá-la no meio da noite. Encontraram muito bichos, ouviram a voz da menina e seguiram o som e a levaram para casa, mas de nada adiantou, porque todos os finais de semana Guta saia para falar com as estrelas.
A necessidade do sonho e do diálogo eram muito forte nela, assim creio que tem que ter mais diálogo entre pais e filhos para haver confiança e compreensão.
Esse livro fez o autor ganhar o prêmio de melhor livro para criança e autor revelação.Eu amei lê-lo e espero que vocês leitores o ame também!