terça-feira, 12 de abril de 2011

MOMENTO DISCENTE: MEU AUTOR E LIVRO EM PESQUISA - VANESSA RIBEIRO FONTES (BRASIL)*



Foto: Arthur Azevedo (Brasil)


O MEU AUTOR E LIVRO EM PESQUISA


VANESSA RIBEIRO FONTES (BRASIL)


O meu autor pesquisado é Arthur Azevedo e o livro lido e apresentado na roda de leitura é Em Família- Plebicito. Reeditado no Rio de Janeiro, pela Nova Fronteira, em 2002.
Arthur Zevedo nasceu em 1855, em São Luis, no Maranhão. Musou-se para o Rio de Janeiro, dirigiu jornais e revistas, teatros. Escreveu poemas e peças teatrais. Lutou pela Abolição dos Escravos.
Eu gostei desse livro porque, além de me passar uma informação sobre o que é plebicito, eu conheci um grande autor brasileiro que dignificou a Língua Portuguesa.
Este livro fala sobre uma família com três filhos e um deles pergunta ao pai o que é plebicito, só que o pai não sabia,mas não queria dizer que não tinha esse conhecimento. Daí ele se trancou no quarto onde tinha um dicionário, depois de muito tempo e lê-lo, saiu e disse que plebicito é uma lei romana que leva o problema ao povo para que ele dê a solução.


* Em aula de Leitura e Escrita; Jogos de Linguagem




* * Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo nasceu em 7 de julho de 1855, em São Luís - MA e faleceu em 22 de outubro de 1908, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de David Gonçalves de Azevedo, vice-cônsul de Portugal em São Luís, e Emília Amália Pinto de Magalhães.Era irmão mais velho do escritor Aluísio Azevedo, autor de "O Cortiço" e "O Mulato". Artur de Azevedo, prosseguindo a obra de Martins Pena, consolidou a comédia de costumes brasileira, sendo no país o principal autor do Teatro de revista, em sua primeira fase. Sua atividade jornalística foi intensa, devendo-se a ele a publicação de uma série de revistas, especializadas, além da fundação de alguns jornais cariocas.
( In: Wikpedia)