segunda-feira, 18 de abril de 2011

MOMENTO DISCENTE: RONALDO CORREIA DE BRITO- O MEU AUTOR ; THAIANE LIMA BERNARDO (BRASIL)



Foto: Ronaldo Correia de Brito (Brasil)



O MEU AUTOR EM PESQUISA




O meu livro lido chama-se O BAILE DO MENINO DE DEUS, foi publicado em 2003 e o assunto tratado é um ensinamento de como produzir uma peça de teatro com cenário e personagens. Os meus autores se conheceram no colégio e a amizade deles é de muito anos. O nome dos meus autores é: Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima.
O Baile do Menino Deus conta a trajetória do personagem Mateus na busca da casa onde nascerá um Menino. Acompanhado de crianças, ele pretende celebrar uma festa em louvor a este nascimento. No entanto, após achar a casa, o grupo nota que a mesma está fechada. Uma série de brincadeiras se sucede, até que as portam se abrem e a festa pode finalmente começar.

O espetáculo é inspirado em manifestações da cultura popular do Nordeste, tais como o Auto de Reisado, Lapinha, Bumba-Meu-Boi, Guerreiro e Cavalo Marinho, e a trilha sonora é formada por música de concerto, coro adulto e infantil, além de solistas. O baile remete ao rico imaginário brasileiro, constituindo-se como um representativo exemplo de força da dramaturgia nacional.



*RONALDO CORREIA DE BRITO :(Saboeiro ,CE 1951). Dramaturgo, contista, documentarista, médico e psicanalista. Aos seis anos, muda-se com a família para Crato, Ceará. Aprendendo a ler através da Bíblia, com seu pai, passa a se interessar não só pela literatura como também pelas narrativas orais de sua região. Em 1969, muda-se para o Recife com o objetivo de preparar-se para o vestibular, ingressando na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, no ano seguinte. Nesse período, freqüenta o Departamento de Extensão Cultural - DEC da UFPE, dirigido pelo escritor Ariano Suassuna (1927), através do qual entra em contato com o Movimento Armorial. Mais tarde, se especializa em clínica médica e psicanálise, ofícios em que divide paralelamente às atividades artísticas. Em 1973, realiza o documentário para cinema, Cavaleiro Reisado, o primeiro de um longo trabalho dedicado ao resgate e ao estudo da cultura popular nordestina. Já em 1975, dirige o longa-metragem produzido para TV Cultura, Lua Cambará, com Assis Lima, Horácio Carelli e o músico Antônio José Madureira. Com os mesmos desenvolve o projeto teatral Trilogia das Festas Brasileiras - O Baile do Menino Deus (1987), Bandeira de São João (1989) e Arlequim (1990) -, que envolve a produção de espetáculos, discos e livros. Em 1983, dirige a peça de sua autoria Maracatus Misteriosos. Depois do lançamento do volume de contos Faca, 2003, é convidado para o cargo de escritor-residente da Universidade de Berkeley, California - EUA. Atua também na área educacional e de curadoria, além de colaborar com vários periódicos, como Terra Magazine, Bravo! e Continente Multicultural.