sábado, 7 de agosto de 2010

POESIA: SONETO ENIGMÁTICO- VANDA LÚCIA DA COSTA SALLES (BRASIL)




SONETO ENIGMÁTICO



VANDA LÚCIA DA COSTA SALLES (BRASIL)



Quando olho o mar, encanto. Um oceano...
De ternura invade-me por inteira
No coração, na alma, no corpo, num arpejo
Teus olhos refletidos em desejos.



Quisera pudesse beijar-te, um dia!
Ousada, feito ondas tão fagueira
Desdobrando-se, enroscando-se nesse afã
Pra desvelar-se nas espumas vida inteira.



Se ousasses no instante do segundo
Saberias do enigma o bastante
E do amor, cada gesto em processo...



Mas no brilho profundo do amaro do teu nome
E no silêncio desse grito abandonado
Há um outro em suspenso: -Eu te espero?




VANDA LÚCIA DA COSTA SALLES - é escritora, poeta, ensaísta, artista plástica e tradutora. Nasceu em Italva (RJ), Brasil, em 1956. Graduada em Letras/Português-literaturas em Língua Portuguesa pela Univesidade do Estado do Rio de Janeiro ( UERJ/FFP-SG, 1991),Pós-Graduada em: Literatura Infanto-juvenil pela Universidade Federal Fluminense (UFF,1992) e Arteterapia na Saúde e na Educação pela Universidade Candido Mendes (UCAM,2000).Diretora Internacional do T.A.A.R-Alita de América-Argentina, no Brasil. E Fundadora e Diretora Geral do ENLACE/MPME- MUSEU PÓS-MODERNO DE EDUCAÇÃO (BRASIL).

PUBLICOU: No Tempo Distraído (narrativas, 2001, Ágora da Ilha), Diversidades e Loucuras em Obras de arte- Um Estudo em Arteterapia (ensaios,2002, Ágora da Ilha),A Palavra do Menino e as Abobrinhas ( infanto-juvenil, 2005, HP Editora), O Chamado das Musas-Pô-Ética Humana: O Enigma do Recheio- a arteterapia ao sabor da educação brasileira (pesquisa em arte e educação, 2008,Creadores Argentinos,Buenos Aires)- co-autoria com a poeta Silvia Aida Catalán; e, Núncia Poética (poesias, CBJE,2010).

ANTOLOGIAS QUE PARTICIPA: Os Melhores Poetas Brasileiros Hoje/1985 ( Shogum Editora, 1985), III Encuentro Nacional de Narradores y Poetas- "Unidos por las Letras"-2009, Bialet Massé (Córdoba-Argentina,2009), "Ser Voz en el Silencio" -1ª Antología Nacional e Internacional 2010-S.A.L.A.C. - Villa Carlos Paz (c.ba), Argentina, 2010.