quinta-feira, 14 de abril de 2011

MOMENTO DISCENTE: VIVA O BOI-BUMBÁ : LIVRO E MEU AUTOR PESQUISADO - YGOR NOGUEIRA (BRASIL)*



Foto: Rogério Andrade Barbosa (Brasil)





O LIVRO E MEU AUTOR PESQUISADO





O nome do livro que eu li é VIVA O BOI-BUMBÁ, de Rogério Andrade Barbosa, um talentoso escritor contemporâneo de literatura infanto-juvenil A ilustradora é a Graça Lima, que também é muito talentosa.
Eu gostei muito de participar dessa roda de leitura, porque aprendi inúmeras outras coisas sobre leitura e escrita ,mas também sobre escritores do nosso país.




*ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA,Professor, ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau, África, graduou-se em Letras pela UFF e fez pós-graduação em Literatura Infantil Brasileira na UFRJ.

Trabalha na área de Literatura Afro-Brasileira e em programas de incentivo à leitura, proferindo palestras e ministrando cursos - além de viajar pelo Brasil afora nas asas do projeto Proler, da Fundação Biblioteca Nacional.

Em 1994, participou como autor convidado e contador de histórias das feiras do livro de Frankfurt (Alemanha) e de Guadalajara (México). Em 1995, do II Encontro Iberoamericano de Literatura para crianças e jovens, em Havana (Cuba). Em 2000, do 27º Congresso do IBBY, em Cartagena (Colômbia). Em 2001, da feira de livros de Bolonha (Itália) e de Guadalajara (México). Em 2002, do 28º Congresso do IBBY, em Basel (Suíça). Autor indicado para a lista de honra do IBBY de 2002.

Atualmente, é membro do conselho consultivo da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e presidente da AEI-LIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil).

É autor de mais de trinta livros, publicados no Brasil e no exterior, entre eles: A vingança do falcão, Rômulo e Júlia: os caras-pintadas, Os segredos da múmia do gelo, A maldição das inscrições na Pedra da Gávea, O perigo mora nas ruas, Mapinguari: o devorador de cabeças.




**GRAÇA LIMA: É carioca, formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ, fez o Mestrado na PUC-RJ. Ganhou vários prêmios com seu trabalho, entre eles os da FNLIJ Prêmio Luis Jardim, Prêmio Malba Tahan, Prêmio O Melhor para o Jovem e muitos Altamente Recomendável. Foi indicada entre as finalistas para o prêmio Jabuti muitas vezes e recebeu em 82, 84 e 2003 este prêmio na categoria de ilustração. Fora do Brasil recebeu 4 vezes a Menção White Ravens da Biblioteca de Munique na Alemanha. Alguns de seus trabalhos já viajaram por outros países e foram publicados em catálogos Internacionais como o Catálogo de Ilustradores da Feira de Barcelona, na Espanha; o da Feira de Frankfurt na Alemanha, o Catálogo da Feira da Brastslávia e o Catálogo Brazil a Bright Blend of Colours feito pela FNLIJ para divulgar o trabalho dos ilustradores brasileiros. Atualmente é professora de Metedologia Visual na Escola de Belas Artes da UFRJ.



(Trabalho desenvolvido em Leitura e Escrita e Jogos de Linguagem, nas aulas de Português, da Professora Vanda Lúcia da Costa Salles )