quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

ESTUDANTES ENTREVISTARAM A POETA BRASILEIRA VANDA LÚCIA DA COSTA SALLES-TURMA 1006-2008









PERGUNTAS DOS ALUNOS DA TURMA 1006/2008-DO CIEP 257,
 EM RIO DAS OSTRAS-BRASIL À POETA  BRASILEIRA

VANDA LÚCIA DA COSTA SALLES-BRASIL





1º.) MARIANA BARBOSA : Qual seria a primeira coisa que a senhora melhoraria na Educação do Brasil? Por quê?
 O salário dos profissionais da educação e melhores condições de trabalho e saúde, porque temos quase mais profissionais em estado de licença do que atuando nas escolas, isto é, Educadores reféns do histórico descaso político em Educação.


2º.) MARIANA BARBOSA : A senhora acha que a Literatura é uma matéria fundamental na Educação? Por quê?
Sim. Porque enquanto linguagem, é ela quem embeleza e ressalta qualquer língua. E isso deveria estar na consciência e coração do povo, principalmente, nos educadores dessas áreas.

3º.) MARIANA BARBOSA : Quais são as diferenças entre a Educação da sua época para a Educação atual?
O momento histórico, as concepções pedagógicas e a visão política tecno-burocrata.

4º.) BILIANA GONÇALVES : Qual a importância de um poema na Literatura?
No caso da língua portuguesa é fundamental, porque é um poema: a  “ Cantiga de Garvaia “ ou  “ da Ribeirinha”, de Paio Soares de Taveirós ( poeta português do século XII ) , é que lhe dá luz.

5º) BILIANA GONÇALVES : Como vocês poetas se sentem em saber que um poema ou livro de vocês, mas também vocês são bastante conhecidos?
De minha parte, tenho um profícuo sonho: construir obras. Isso é que me faz feliz.

6º) BILIANA GONÇALVES :  Como você descobriu que a poesia era ou é sua vida?
Quando olhei as estrelas através da escrita da palavra e ouvi essas mesmas estrelas e suas formas.

7º) JÉSSICA MARTINS : Quando e por que você decidiu se tornar escritora?
Ao tomar consciência de que havia uma necessidade de dar forma àquela voz que saia do profundo do meu corpo e alma. E a leitura e escrita adquirida me proporcionavam descobrir e compartilhar.

8º.) JÉSSICA MARTINS: Qual é sua maior realização profissional?
Perceber no olhar de um aluno o aguçado desejo pelo conhecimento humano.

9º.) JÉSSICA MARTINS : Você  tem ou pretende escrever novos livros? Por quê?
Com certeza. No momento, eu e a Silvia Catalán , estamos organizando “ O Chamado das Musas”.

10º.) SUZETE DO CARMO: Existe diferença entre a língua portuguesa e literatura? Quais são?
Sim. A primeira, assim como todo idioma, é um código. Já, a segunda é uma linguagem: Arte.

11º.) SUZETE DO CARMO : A Literatura atua em nossas vidas no dia-a-dia? Por quê?
É fato. Quando intertextualizamos linguagens e esgarçamos a sensibilidade na leitura e  na escrita, deixando a humanidade aflorar.

12º.) ROMULO OLIVEIRA : Como foi a sua inspiração para escrever o livro NO TEMPO DISTRAÍDO ?  Nele há intertextualidade?
Uma mirada na sociedade contemporânea mundializada. Sim, pois é um pastiche.

13º.) ROMULO OLIVEIRA : Onde você buscou a inspiração e a criatividade para realizar um trabalho com esse livro ?
Conforme disse na sociedade e naquilo que ela tem de mais primordial : o vernáculo. No meu caso, a língua portuguesa, principalmente. Por esse motivo, uma das personagens é a  “Última Flor do Lácio “ ( este nome foi dado a língua portuguesa pelo poeta Olavo Bilac, um dos representantes do Parnasianismo, no Brasil) que se contrapõem a “ Zila Glob Action “.

14º.) ROMULO OLIVEIRA : Comente sobre o livro O CHAMADO DAS MUSAS-PÔ-ÉTICA HUMANA- a arteterapia ao sabor da Educação Brasileira ?
É um livro com trabalhos poéticos de alunos brasileiros a partir da Arteterapia aplicada na Educação, onde o aluno Vanderson de Freitas também ajudou-nos a organizá-lo.

15º.) MARIANA MORAIS : Qual foi a sua primeira obra e sobre o que foi?
Publicado foi um poema: Aranha Tecelã, onde trabalhei a metalinguagem. Participei da Coletânea: Os Melhores Poetas Brasileiros Hoje de 1985, pela Shogum Editora

16º.) MARIANA MORAIS : Você teve alguma influência para se tornar escritora? De quem?
Sim, do meu avô paterno: Adelino de Sales Ferreira. Eu o observava desde os meus quatro anos: lendo e escrevendo. Isso me atraía demasiado.

17º.) MARIANA MORAIS : O que é a Arteterapia ? E qual a influência dela em sua vida?
É uma ciência e é uma arte que visa despertar o humano de nós. Cada vez mais, ajuda a aflorar em mim a intuição e a consciência poética.

18º.) ANGELO GONÇALVES : O que a Educação significa para a senhora ? Por quê?
Assim como a Arteterapia: transformação de comportamento para a aprendizagem do humano. Sem o esquecimento de que a violência é inerente ao ser humano. Porque nesses vinte anos de experiências e vivências no cotidiano escolar, percebi a escola pública insensível a real questão da Alteridade e do delírio pela causa da leitura e escrita.

19º.) ANGELO GONÇALVES : O que a Literatura trará de importância para as nossas vidas, segundo o seu ponto de vista? Por quê?
O desejo, o qual por ela e com ela, os tento  “causar”. Simplesmente,  porque ensinar Literatura é ensinar/aprender a ler e escrever...

20º.) ANGELO GONÇALVES : Hoje em dia, o que seria uma pessoa sem Educação ou Cultura?
Impossível de ser plenamente. Até porque a Educação faz parte da Cultura Humana.

21º.) VICTOR HUGO VALENTIM : Como você definiria a Arteterapia e a Bioecolinguística no mundo atual e em nosso país? Por quê?
A Arteterapia existe, principalmente na Europa, a mais de 60 anos. Surgiu a partir da Segunda Guerra Mundial.  No Brasil, aproximadamente, há uns 30 anos. Já a Bioeco lingüística existe através de pesquisas que venho desenvolvendo, inclusive com trabalhos de vocês.

22º.) VICTOR HUGO VALENTIM : O que você acha da língua portuguesa ou a literatura em nosso país? Por quê? A senhora teria alguma passagem interessante como experiência para ilustrar?
Amo a língua portuguesa e suas literaturas. Porque eu não as vivo, elas habitam dentro de mim. Várias, todavia, quando uma diretora disse que iria tirar-me da área de literatura crendo que assim me puniria, a frase acima foi a minha resposta. E lancei logo a seguir o livro : A PALAVRA DO MENINO E AS ABOBRINHAS.

23º.) VICTOR HUGO VALENTIM : O que a levou a fazer Língua Portuguesa/Letras?
Aprender mais sobre língua portuguesa para ousar publicar um livro. Eu temia a crítica e a censura às idéias, portanto eu queria saber expressá-las.

24º.) PRISCILA GUARNIERI : Quando você faz suas Artes o que pretende passar para as pessoas?
A diversidade como forma de expressão.
25º.) PRISCILA GUARNIERI: Já se inspirou na arte ou livro de outras pessoas para fazer o seu próprio?
Sim. Acredito que as minhas primeiras leituras de autores como Kafka, Guy de Maupassant
Fernando Pessoa e Clarice Lispector inspiram-me.
26º.) PRISCILA GUARNIERI : Como se sente quando recebe uma crítica e elogios?
Olho aguçadamente quem as faz.

27º.) HERON GIAROLLA : Senhora Vanda Salles, quanto ao seu primeiro livro infanto-juvenil publicado, a senhora teve medo do preconceito? Teve algo de especial que escreveu e lhe emocionou?
Sim. A dificuldade que a escola pública possui de trabalhar a questão da diversidade( familiar, de gênero, enfim, de idéias. A partir do lançamento na Bienal do Rio de Janeiro, ao chegar na escola em que atuava, uma professora disse que “quem escrevia uma coisa como aquela só podia ser hermafrodita ou comunista “.

28º.) HERON GIAROLLA : O que pensa sobre a crítica aos seus livros? A senhora escreveu por amor?
Só por amor e com imenso amor. Gostaria que eles realmente lessem.

29º.)  HERON GIAROLLA : A senhora quando pinta fica tomada de alguns sentimento especial? Explique-o.
Puro desejo de materializar a forma que me persegue a mente e a alma.

30º.) JOICE GOMES : O que é preciso para que esse projeto da Bioecolinguística funcione?
Belíssima pergunta, de uma agudisidade incrível. Ele já funciona quando você consegue indagar-me com tamanha profundidade e coerência.

31º.) THULLIANA CAROLINE : Qual a principal meta da Bioecolinguística?
Pesquisar e desenvolver estudos voltados para uma arqueologia da língua e das linguagens.


32º) THULLIANA CAROLINE: De acordo com os seus conhecimentos, o que a senhora acredita que a Bioecolinguística pode fazer para o desenvolvimento cultural do Brasil? E da América Latina ou do Planeta?

O seu poema “ O TREM DA VIDA” é uma fonte para uma arqueologia da linguagem a partir da intertextualidade que estabelece com a cultura (língua x Eu= o sujeito do/em conhecimento). Despertar consciência poética com Arte e parte.
Agradecida a todos e todas!!!


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