quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

HOMENAGEM: A CONQUISTA DA POESIA - ARNALDO FRANÇA (CABO VERDE)


Foto: Bandeira de Cabo Verde



A CONQUISTA DA POESIA


ARNALDO FRANÇA (CABO VERDE)


Era um castelo erguido na montanha
da paisagem deserta submarina
tinha muros altamente inacessíveis
ao salto imaginário do meu pensamento


Minha musa você diga-me
onde mora a poesia
quero ir deitar-me com ela
quero amá-la toda a noite


Fiquei parado à porta do castelo
os muros tolhiam meus passos
mas de dentro vinhas gritos de alegria
de meninos correndo numa cerca


Minha musa você conte-me
a história da bela adormecida
que quando eu era menino
Manhanha gostava de contar


No alto do castelo tinha um vulto
tinha uma mulher vestida de vermelho
lembrando-me todas as princesas encantadas
dos sonhos inocentes de minha infância.



TESTAMENTO PARA O DIA CLARO


ARNALDO FRANÇA (CABO VERDE)


Quando do fundo da noite vier o eco da última palavra submissa
E a patina do tempo cobrir a moldura do herói derradeiro,
Quando o fumo do último ovo de cianeto
Se dissipar na atmosfera de gases rarefeitos
E a chama da vela da esperança
Se acender em sol na madrugada do novo dia




Quando só restar na franja da memória
Lapidada pelo buril dos tempos ácidos
A estria da amargura inconsequente
E a palavra da boca dos profetas
Não ricochetear no muro do concreto
Da negrura sem fundo de um poço submerso
Sejais vós ao menos infância renovada da minha vida
A colher uma a uma as pétalas dispersas
Da grinalda dos sonhos interditos.





ARNALDO CARLOS DE VASCONCELOS FRANÇA: nasceu em Cabo Verde. É sociólogo e poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário